Pages

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Que vontade de voar

Muitas foram as vezes que subi até a Serra do Lopo em Extrema-MG.

A subida era tranquila, feita de carro. A estradinha é até que cuidada porque tem muitas antenas de comunicação lá na serra.

Subir e curtir o visual, além de sentir o contato com a natureza, sobretudo o céu que parecia mais próximo.

Já passei uma "virada" de ano sentado na rampa quadrante Norte, vendo a cidade de Extrema comemorar a chegada de mais um ano.

Muitos foram pores-do-sol que lá em cima presenciei.
Observava os pássaros naquela altitude, naquela dimensão "ar", soltos, passeando e voando!

A vontade de voar, naquelas horas, era imensa.

Mas, esse sonho parecia distante de mim, principalmente porque não tinha recursos financeiros para realizar tal sonho.

De qualquer maneira, eu voava....




Quem não tem cão, caça com gato

Who doesn't have dog, it hunts with cat




The longing of flying

Many were the times that I arose until the Mountain of Lopo in Extrema-MG-Brazil.

The ascent was calm, done of car. The small road is until that taken care because a lot of communication antennas exist there in the mountain.


To arise and to tan the visual, besides feeling the contact with the nature, above all the sky that seemed closer. I already passed a " year turning ", seated in the ramp North quadrant, sells the city of Extrema to commemorate the arrival of one more year.

Many were sunsets that there on top witnessed.

I observed the birds in that altitude, in that dimension " air ", loosened and flying!


The longing of flying, on those hours, was immense.


But, that dream seemed distant of me, mainly because I didn't have financial resources to accomplish such dream.

In a way or in another way, I flew....

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Mairiporã, outro point de parapentes

Na mesma rota para a minha cidadezinha preferida, pela Fernão Dias, passo pela cidade de Mairiporã (SP). Por lá, já vi vários gliders desenhando o ar.


Parei várias vezes no acostamento para apreciar o espetáculo que ocorre bem próximo da estrada.


Descobri que havia uma rampa ali no Pico Olho D'Água (veja vídeos no Youtube). vídeo2











Os pilotos pousavam nas imediações da cidade.


Mas, parece-me que existem alguns pontos críticos a respeito desta rampa:


- Primeiro que não existe oficialmente uma rampa neste local;

- Existe o perigo de vôos por causa do tráfego aéreo em função da proximidade com o aeroporto internacional de São Paulo (Cumbica - Guarulhos);

- Há redes elétricas de alta tensão nas proximidades;

- O pouso existente foi transformado em "rua de lazer" pela cidade;

- Pilotos experientes qualificam o vôo neste local como muito técnico, ou seja, não é para inexperientes e nem "saídos de escola".

Coincidência ou não, faz tempo que não vejo mais as velas pairando naquelas bandas.


Mairiporã, other glider point

In the same route for my favorite city, by Fernão Dias, step for the city of Mairiporã (SP). For there, I already saw several gliders drawing the air.

I stopped several times in the highway shoulder to appreciate the show that happens very close of the highway.

I discovered that there was a ramp there in the Pico Olho D'Água (Pick Eye Of Water) (see videos in Youtube). vídeo2

The pilots landed in the vicinity of the city.

But, I think that some critical points exist regarding this ramp:


- First that doesn't exist a ramp officially in this place;

- The danger of flights exists because of the aerial traffic in function of the proximity with the international airport of São Paulo (Cumbica - Guarulhos);

- There are electric cables of high tension in the proximities;

- The existent landing was transformed in leisure street by the city;

- Experienced pilots qualify the flight in this place as very technician, in other words, it is not for inexperienced and nor pilots recently formed.

Coincidence or not, it has been a long time that I don't see more the candles hovering in those bands.


segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pedra-pomes Grande

Certa vez, talvez em minhas férias ou em um feriado prolongado, resolvemos, eu e minha esposa, subir e conhecer a Pedra Grande em Atibaia - SP.


A estradinha que leva até a rampa estava em péssimas condições com muitos buracos em decorrência da época de chuvas (verão). Tivemos que enfrentar umas pedras que insistiam em bater na parte debaixo do carro. Até hoje esta estradinha tem péssima conservação. Um descaso das autoridades locais porque é um ponto turístico forte naquela cidade, além de denotar pouca união das associações e escolas de vôo livre que fazem uso da rampa. Intensamente utilizada, esta via de acesso, deveria ter pavimentação melhor e mais definitiva.



Clique aqui e leia reportagem de 2005 a respeito deste recorrente tema
.




Chegamos à Pedra Grande e não acreditávamos na grandiosidade de tal formação rochosa, além da beleza da paisagem por quase 270 graus de campo de visão.






Era início de tarde e havia intensa movimentação de pilotos preparando-se para seus respectivos vôos.


Os pilotos de asas deltas parecem ter um espaço reservado no canto norte da pedra. Montam seus equipamentos juntos, em uma comunidade.


Já os pilotos de parapente parecem ser mais individualistas, ou tem grupos menores. Espalham-se mais pela extensão da rampa, talvez pela facilidade na preparação do equipamento, talvez ela necessidade de cada um ter seu ritual particular.


Ficamos observando as cores das asas, a beleza e o deslumbramento que elas exaltam. Tiramos fotos, observamos decolagens aqui e acolá.


Em função do período térmico, o vento aumentava de intensidade, provocando maior dificuldade nas decolagens, sobretudo, nos parapentes.


Inflagem reversa, força nos braços e pernas, além de um controle motor possibilitavam que o espetáculo continuasse, para o deleite dos leigos observadores e arrepio dos experts no assunto.


Em determinado momento, observando um piloto que estava em fase de decolagem, percebemos que ele estava com dificuldade de controlar o velame no solo. Tenta aqui, tenta ali e a vela nervosa queria partir de todo jeito, mesmo sem o piloto. Alguns colegas dele aproximaram dele, tentando ajudá-lo. Sem aviso, uma rajada chegou e o pegou despreparado. Primeiro ela levantou-o, depois ele voltou ao chão, mas vela dele já voava no mesmo sentido que o vento soprava. Resultado: ele se desequilibrou, sendo pêgo de costas para a asa. O resultante das forças opostas entre o vento que levava a vela e a inércia da massa do piloto fizeram o resto. O piloto parecia um queijo parmesão diante de um ralador.


O pessoal correu para acudí-lo, segurando nele, na selete e em tudo que podia, mas a vela continuava a arrastá-lo.


Tudo aconteceu muito rápido e quando percebemos, estávamos fazendo parte do salvamento. Eu e minha esposa pulamos sobre a vela, numa reação inconsciente. Com isso, a reação da vela foi perdendo força e mais e mais pessoas pularam sobre ela.


Num trabalho de equipe, as pessoas ajudaram o piloto não ser gasto na pedra abrasiva da rampa.

O piloto levantou-se com algumas boas raladas pelo corpo e, ou por raiva ou vergonha ou adrenalina no sangue, preparou-se rapidamente e alçou um espetacular vôo, fugindo de nossos olhares e disfarçadas risadas.


Um de seus colegas veio até nós agradecendo a nossa experiência em "matar" a asa daquele modo. Nós dissemos a ele que jamais tínhamos feito aquilo alguma vez antes.


Ficamos observando o piloto subir cada vez mais. Observamos mais decolagens e algumas aterragens na própria rampa.


Pensei que aquele era um perigoso esporte e quem o praticava era ou muito bom no que fazia ou um louco.


A nossa viagem de volta teve como assunto central o coitado do piloto.




Gigantic pumice stone



Certain time, perhaps in my vacations or in a holiday, we solved, me and my wife, to arise and to know the Big Stone in Atibaia - SP.

The small road that takes until the ramp was in terrible conditions with many holes due to the time of rains. (They will see). We had to face some stones that insisted on beating in the part under the car. Until today this road has terrible conservation. A negligence of the local authorities because it is a tourist point in that city, besides denoting little union of the associations and schools of free flight that make use of the ramp. Intensely used, this
access road, should have better and more definitive paving.


Click here and read report of 2005 regarding this appealing theme.


We arrived to Pedra Grande and we didn't believe in the grandiose rocky formation, besides the beauty of the landscape for almost 270 degrees of vision field.


It was in the afternoon beginning and there was intense movement of pilots getting ready for your respective flights.

The pilots of wings deltas seem to have a reserved space in the north song of the stone. They set up your together equipments, in a community.

The paraglider pilots seem already to be more individualistic, or they have smaller groups. They disperse more for the extension of the ramp, perhaps for the easiness in the preparation of the equipment, perhaps for the need of each one to have your private ritual.

We were observing the colors of the wings, the beauty and the dazzle that they exalt. We took pictures, we observed take-offs here and there.

In function of the thermal period, the wind increased of intensity, provoking larger difficulty in the take-offs, above all, in the gliders.

Reverse inflation, forces in the arms and legs, besides a motor control they made possible that the show continued, for the lay observers' delight and chill of the experts in the subject.

In certain moment, observing a pilot that was in take-off phase, we noticed that he was with difficulty of controlling the velame in the soil. He tries here, it tries there and the nervous candle wanted to leave of every way, even without the pilot. Some friends of him approximated of him, trying to help.

Without warning, a burst arrived and it diffused him of surprise. First she lifted the pilot, later he returned to the ground, but his wing already flew in the same sense that the wind blew. Result: he was unbalance, being him of backs for the wing. The resultant of the opposite forces among the wind that took the candle and the inertia of the pilot's mass made the rest. The pilot seemed a Parmesan cheese before a grater.

The people ran to help him, holding in him, in the harness and in everything that was able to, but the candle continued to drag him.

Everything happened very fast and when we noticed, we were being part of the rescue. I and my wife polished on the candle, in an unconscious reaction. With that, the reaction of the candle went losing force and more and more people jumped on her.

In a team work, the people helped the pilot it not to be worn-out in the abrasive stone of the ramp.

The pilot got up with some good ones grated by the body and, or for rage or shame or adrenaline in the blood, he got ready quickly and it raised a spectacular flight, escaping from our glances and disguised laughters.

One of your friends vein to us thanking our experience in " killing " the wing in that way. We said before him that we had never made that some time.

We were observing the pilot it to arise more and more. We observed more take-offs and some landings in the own ramp.

I thought that that era a dangerous sport. The person that practices this sport was very good in what she did or a crazy person.

Our trip of turn had as central subject the pilot's poor fellow.





sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Riscos em voar? Eles existem

Faço uma quebra cronológica, neste meu blog, para tratar de um assunto importante dentro do universo de vôo livre: riscos de morte.

Dizem os especialistas em segurança que acidentes podem ocorrer por duas únicas razões: Negligência e Imprudência. Uma ou outra ou as duas juntas, causam acidentes.

Cabe aqui os significados destas palavras:

NEGLIGÊNCIA (do Lat. negligentia) - s. f.
falta de cuidado, de aplicação;descuido, incúria;desleixo;desmazelo;preguiça


IMPRUDÊNCIA (do Lat. imprudentia) - s. f.
falta de prudência;acto ou dito imprudente;inconsideração;inadvertência;precipitação.


PRUDÊNCIA (do Lat. prudentia) - s. f.
virtude que leva o homem a prever e a evitar os erros e os Perigos;cautela;moderação;precaução;circunspecção;tino.

Pensar que o vôo livre é totalmente seguro é uma grande bobagem. Pensar também que os equipamentos, incluindo os relacionados à segurança e a tecnologia por si só evitam acidentes é incoerência. Pensar que a técnica e o conhecimento são capazes de sempre evitarem acidentes é pensar pequeno.



A experiência e a maturidade de um piloto o levará, associados às técnicas, conhecimentos, equipamentos, tecnologia, procedimentos, consciência pautada na prudência, segurança, responsabilidade e ao respeito à natureza (e seus elementos), a um patamar de redução e mitigação dos riscos.


Assim, os pilares PILOTO, EQUIPAMENTO e NATUREZA se bem equilibrados tornarão as probabilidades de acidentes e os riscos de morte bem pequenos, próximos dos valores aceitáveis.
  • Conhecer as técnicas sem a experiência é risco.
  • Ter experiência sem conhecimento mais aprofundado é empirismo arriscado.
  • Ter equipamento avançado em tecnologia mas desconhecê-lo é risco.
  • Desconhecer o que os elementos da natureza dizem ou sinalizam é arriscar.
  • Voar em equipamentos inadequados à capacidade do piloto é risco.
  • Voar em condições meteorológicas inadequadas à experiência do piloto é um risco.
  • Ter uma personalidade ególatra, nada humilde, presunçosa e arrogante faz pilotos voarem por exibição, para mostrarem seus equipamentos de última geração e para aparecerem na lista dos "tops" é sinal de que um dia isso acabará em um acidente.
  • A formação de um piloto foi feita por instrutores e escolas capacitados, idôneos, cadastrados, homologados e sérios?
Recentemente pilotos destacados e conhecidos no meio nacional e mundial dos parapentes por suas habilidades que os colocavam acima da média, morreram em acidentes praticando o vôo livre.


O que aconteceu com eles? Fatalidade?


Não gosto de que aspectos subjetivos sejam colocados na balança em uma análise racional. Sou espiritualizado, creio em Deus, mas não dá para colocar na conta do "chegou a hora deles" para explicar tais mortes. A vida é feita de escolhas em que nosso livre arbítrio é o responsável por tais decisões, que nos colocará em determinadas situações, porque o acaso e o destino não existem.

Então, eles morreram em decorrência das razões citadas: Negligência e/ou Imprudência.

A lição é dura e amarga para quem, como eu, está entrando neste universo. É uma maneira útil, mas difícil de aprendizado.

Coloco-me, às vezes, em xeque. "Será que não é melhor ficar no chão?"

Não quero desistir e nem pretendo que alguns leitores, em situação próxima à minha, desistam.

Quero apenas levar-nos à reflexão de que embora possa nos dar prazer, o vôo livre deve ser encarado com seriedade e sobriedade. É uma coisa apaixonante, mas devemos ter o lado racional para nos garantir vivos, porque como diz um "mestre" do vôo livre: "Piloto bom é piloto vivo".

Terei a paciência para transitar por todos os estágios de aprendizado exigidos. Vou esforçar-me ao máximo para manter meus pés no chão, a mente analítica e a alma voando. Não vou ser imprudente em achar que "eu já sei" e nem negligenciar a falha natureza humana que está em mim.

Quero manter-me íntegro e bem vivo para desfrutar a minha velhice e contar minhas peripécias aos meus netos, quando este tempo chegar.




Risks in flying? They exist



I make a chronological break, in my blog, to treat inside of an important subject of the universe of free flight: death risks.


The specialists say in safety that you alter they can happen for two only reasons: Negligence and Imprudence. An or other or the two committees, cause accidents.


The meanings of these words here:



NEGLIGENCE (of Lat. negligentia) - s. f. lacks of care, of application; neglect, negligence; negligence; laziness



IMPRUDENCE (of Lat. imprudentia) - s. f. prudence lack; acto or said imprudent; non consideration; inadvertence; precipitation.



PRUDENCE (of Lat. prudentia) - s. f. virtue that takes the man to foresee and to avoid the mistakes and the Dangers; caution; moderation; precaution; circumspection; good sense.



To think that the free flight is totally safe is a great nonsense.


To think also that the equipments, including the by itself related to the safety and the technology avoids accidents it is incoherence. To think that the technique and the knowledge are capable always avoid accidents it is to think small.



The experience and a pilot's maturity will take him, associated to the techniques, knowledge, equipments, technology, procedures, ruled conscience in the prudence, safety, responsibility and to the respect to the nature (and your elements), the a reduction landing and mitigation of the risks.



Like this, the pillars PILOT, EQUIPMENT and NATURE if very balanced they will turn the probabilities of accidents and the very small death risks, close of the acceptable values.


  • To know the techniques without the experience is risk.
  • To have experience without knowledge more deepened it is risky empiricism.
  • To have advanced equipment in technology but to ignore it is risk.
  • To ignore what the elements of the nature say or they signal it is to take a risk.
  • To fly in inadequate equipments to the pilot's capacity is risk.
  • To fly in inadequate meteorological conditions to the pilot's experience is a risk.
  • To have an egocentric personality, humble and arrogant he makes pilots they to fly for exhibition, for us to show your equipments of last generation and for us to appear in the list of the " tops " it is sign that one day that will end in an accident.
  • Was a pilot's formation made by instructors and schools qualified, suitable, done register, done ratify and serious?



Recently outstanding pilots and known in the national and world way of the parapentes by your abilities that placed them above the average, they died in accidents practicing the free flight.


What did happen with them? Fatality?



I don't like subjective aspects to be placed in the scale in a rational analysis. I am spiritualized,

I have faith in God, but he doesn't give to place in the bill of the " it arrived their hour" to explain such deaths. Life is made of choices in that our free will is the responsible for such decisions, that it will place us in certain situations, because the maybe and the destiny doesn't exist.




Then, they died due to the mentioned reasons: Negligence and/or Imprudence.

The lesson is hard and it embitters for who, like me, is entering in this universe. It is a way useful, but difficult of learning.

I place myself, sometimes, in check. Will it " be that is not better to be in the ground "?


I don't want to give up and nor I intend that some readers, in close situation to mine, give up.


I just want to take us to the reflection that although it can feel pleasure, the free flight it should be faced with seriousness and sobriety. It is a thrilling thing, but we should have the rational side to guarantee us alive, because as a " master " of the free flight says: " good pilot is pilot alive ".


I will have the patience to transit for all the learning apprenticeships demanded. I will make an effort to the maximum to maintain my feet in the ground, the analytic mind and the soul flying. I won't be imprudent in thinking " I already know " and nor to neglect the flaw human nature that is in me.



I want to stay complete and very alive to enjoy my age and to count my peripécias to my grandchildren, when this time arrives.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

E os céus de Atibaia sempre chamavam a atenção

Atibaia-SP fica a meio caminho entre a minha casa e meu destino de finais de semana, Extrema-MG.









Coincidentemente, as duas cidades tem uma grande formação montanhosa, onde floresceram no sopé destas montanhas e rampas de vôo livre. Serra do Lopo e Pedra Grande (Extrema e Atibaia respectivamente), serras propícias para a decolagem e vôos de encosta (lift), além de paisagens maravilhosas.









Serra do Lopo - Extrema - MG
Mountain of Lopo - Extrema - MG





Pedra Grande - Atibaia - SP
Pedra Grande (Big Stone) - Atibaia - SP



Finais de semana, no período da tarde, é possível visualizar, das rodovias Fernão Dias e Dom Pedro, as asas e gliders fazendo suas peripécias.


Sempre presto atenção nisso. Muitas vezes dou uma paradinha no acostamento e fico observando ao longe o espetáculo.



Rampa natural - Pedra Grande - Atibaia

Natural ramp - Pedra Grande (Big Stone) - Atibaia

Sempre com a intenção de um dia conhecer de perto, subindo lá na Pedra Grande.

The sky of Atibaia always got the attention

Atibaia-SP is halfway between my house and my destiny of weekends, Extrema-MG.

Coincidentally, the two cities have a great mountainous formation, where they bloomed in the foot of these mountains and ramps of free flight. Mountain of Lopo and Pedra Grande (Big Stone) (it Extremas and Atibaia respectively), favorable mountains for the take-off and lift flights, besides wonderful landscapes.

Weekends, in the period of the afternoon, it is possible to visualize, of the highways Fernão Dias and Dom Pedro, the wings and gliders making your acrobatics.

Always swift attention in that. A lot of times I give a stop in the highway shoulder and I am observing the show in the distance.

Always with the intention of one day to know closely, arising there in the Pedra Grande (Big Stone).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...